domingo, 19 de outubro de 2014

Quando envelhecemos?

No encontro de hoje, Tatiana e eu trouxemos para a sala de ensaio ações que representam as nossas ideias de criação. Dia leve.

Quando a gente percebe que está envelhecendo?
Agora estou mais velho do que há três minutos atrás, quando comecei a escrever esse texto.

O espetáculo Quando Envelhecemos vem tomando forma e sentido em meio ao seu próprio processo. Nossa função é dar ouvidos ao que mais pulsa e ao que nós sentimos com mais intensidade em meio a pesquisa.

O Pilates e o Tantra Yoga têm nos auxiliado na preparação corporal de ator. Através desses dois métodos temos notado nosso corpo mais aberto e disponível para o trabalho, os exercícios trabalham bastante força e flexibilidade, além de concentração através da respiração.

Anotações feitas por mim e pela Tatiana:




"Exploramos imagens, as perguntas necessárias, um minuto mais velho. Quando envelhecemos? bebê parece um velho... ou um velho parece um bebê, como o choro e o riso que se parecem e as coisas opostas e complementares, o amor, o ódio, feminino e masculino, o dia e a noite, o sol e a lua etc. Vó transgressora. Vó do Thiago sempre dava balas pros netos, aquelas amarelas quadradinhas."


Metodologia de hoje:

Preparação do corpo com Pilates;

Aquecimento vocal: falamos 10 minutos sem parar, com momentos de pausa para escutar e nos movimentarmos um em relação ao outro;
Improvisação a partir das temáticas alinhavadas;

Sentir a necessidade dos objetos e como experimentar eles. Surgiram coisas novas como a manipulação dos objetos e também os bonecos de mão com pano em volta. Se deu um valor grande aos objetos, a música também deu uma qualidade de leveza onde um podia escutar o outro. O Livro de Renato Cohen "Work in progress na cena contemporânea", movimentos juntos, a dança do tango "-Ah, tem que saber dançar, porque senão pisam nos meus pés". Lumilan: "-Essa bacia tem marcas, nós corporificamos ela". Tatiana "-Eu sou um pouco de tudo o que está em minha volta". Lumilan: "Eu sou um pouco da ansiedade da minha mãe" Tatiana: "Será que isso é coisa de mãe? minha mãe também é assim".

Uma pergunta-reflexão: Como dar abertura para os objetos falarem?

Lumilan Noda









Nenhum comentário:

Postar um comentário