sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Eu andei andei andei APAIXONADO


-Eu andei andei andei APAIXONADO.... canção que escutei de um vizinho do Lumilan na cidade Herval, esta cidade é foco de nossa pesquisa. Observar as pessoas, seus comportamentos, gestos, foi nosso fim de semana na cidade, olhares atentos.

 O corpo daquele dia estava dolorido, devido a cólicas, dolorido mas contemplativo, como pesquisadora novas imagens durante a viagem e nos locais que fomos ficaram na memória, nos divertidos no tempo em que estávamos lá, as trocas de histórias, o sorriso constante de cada um que nos recebeu na cidade.
Fomos em uma festa no Lar do Idoso onde as "divas" e "divos" era eles, os idosos, os mais experientes da cidade que já trilharam um caminho que agora deixaram esse legado aos jovens. Vimos senhores e senhoras desfilar com orgulho de seu corpo e familiares que assistiam, prenda e peão ganhando seu espaço de destaque.

-Um aluno me mostrou uma moeda, e queria que eu traduzisse, era grega. Vai ver que um vento trouxe a moeda da Grécia para cá? Hahahha
-Em 1991 teve um retiro no Basílio era um retiro de artistas que acabou em confusão, por causa do Camarão que era comunista.
-No centro de Paris tinha a bandeira do Brasil. Eles viajam muito. Tinha um jornal antigo que se chamava “Ordem”
(Gaudioso e seus causos)

Fragmentos de frases que vi nas Placas na ida até o Basílio
Estrada de chão campo ao nosso entorno e muita contação de histórias e causo com o pai do Lumi quem nos guiou até lugares lindos e calmos de Herval. Assim que passava o carro eu ia anotando conversas e o que conseguia das frases nas placas.
“Os ventos e tempestades destroem nossos matos”, “Um lugar dos sonhos onde se deve voltar” esse eu não tenho certeza se tinha ou eu inventei.
Uma menina estava com um dente de leão uma planta bem delicada ela pegou na mão, fez seu pedido e deixo que o vento levasse seu pedido para longe. Essa ação era muito poética por conta do nossos desejos e coisa que sempre queremos atingir e o nosso projeto é um pouco isso, a conquista de um sonho de estamos exatamente onde queríamos estar com as pessoas que nos fazem bem e cultivam em nós a nossa arte, foi o pensamento que me trouxe quando via a menina fazendo seu pedido.



Perguntas que ecoam na pesquisa desde que nascemos já nos encaminhamos para e o envelhecimento passando por etapas
Estamos a espera do que?
Como envelhecer?
Que corpo é esse que se transforma?
Quando agente se permite envelhecer?
O mundo contemporâneo nós deixa envelhecer?
Quais são as lutas que travamos para envelhecer?


Post por Tatiana Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário